PALESTRAS

O Melhor Lugar do Mundo

Como promover o desenvolvimento das localidades a partir da articulação e animação de redes sociais nos bairros, ruas e praças. Uma nova visão do desenvolvimento local sintonizada com a transição para uma sociedade-em-rede e com a formação de uma nova realidade glocal.

Para quem

Empresas, governos locais ou estaduais e organizações da sociedade civil dedicadas ao desenvolvimento local.

Informações

Envie um email para contato@omelhorlugardomundo.com ou preencha o formulário abaixo, clicando aqui.

Sobre Augusto de Franco

Augusto de Franco trabalha há quase 20 anos com programas de indução ou promoção do desenvolvimento local ou comunitário.

Em 1993 publicou um artigo seminal intitulado "Ação Local".

Em 1995 publicou o livro "Ação Local: A Nova Política da Contemporaneidade".

Em 1996 fundou a Rede Alpa - Ação Local em Alto Paraíso de Goiás, na Chapada dos Veadeiros, onde passou a experimentar metodologias de indução do desenvolvimento local nos três anos seguintes (trabalho que dará origem à chamada Metodologia do DLIS – Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável, que será aplicada em larga escala em todas as regiões do Brasil).

Em 1999 publicou o livro "Por que precisamos de DLIS", que atingiu a marca de 50 mil exemplares vendidos em quatro edições sucessivas.

De 1998 a 2002 participou da elaboração e da execução do Programa Comunidade Ativa que aplicou processos de DLIS em quase mil localidades do Brasil.

De 1999 a 2002 reformatou o programa PRODER do Sebrae Nacional e criou o Programa PRODER Especial que deu origem ao Programa de Desenvolvimento Local, aplicado em milhares de municípios do país.

De 2000 a 2004 construiu e dirigiu a AED - Agência de Educação para o Desenvolvimento, um programa público sob a liderança do SEBRAE Nacional em parceria com o PNUD, com a UNESCO, com a Casa Civil da Presidência da República, operado pela ARCA - Sociedade do Conhecimento, que tinha como um de seus objetivos precípuos a capacitação de agentes de desenvolvimento local.

Em 2004 publicou o livro "O lugar mais desenvolvido do mundo: investindo no capital social para promover o desenvolvimento comunitário", uma espécie de guia para agentes de desenvolvimento local, que atingiu em três edições a tiragem de 15 mil exemplares.

De 2005 a 2007, como consultor da UNESCO, elaborou o Programa de Governança Solidária Local executado pela Prefeitura de Porto Alegre.

De 2007 a 2011 elaborou o programa Redes de Desenvolvimento Local na Federação das Indústrias do Estado do Paraná, que chegou a ser implantado em centenas de localidades daquele estado.

Em 2011 reformatou a matriz metodológica do desenvolvimento local e elaborou (juntamente com Cacau Guarnieri) o social game O Melhor Lugar do Mundo.

Entre 2000 e 2011 Augusto de Franco foi responsável pela capacitação de mais de 2 mil agentes de desenvolvimento local (ou comunitário).

Entre em contato

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem